PREVENÇÃO ODONTOLÓGICA
A prevenção odontológica é um procedimento basicamente simples, indolor e realizado em uma única sessão. Nessa consulta, o paciente é submetido a limpeza dentária, realização de um exame clínico e se necessário é solicitado exames radiográficos, exame complementar para avaliação da condição geral da saúde bucal.
A limpeza dentária serve principalmente para prevenir possíveis doenças nos dentes e nas gengivas. Trata-se da remoção da placa bacteriana que o paciente não consegue remover completamente na escovação do dia a dia. Quando essa placa não é removida na escova, ela se mineraliza formando o tártaro dental, que pode provocar perda óssea e mobilidade nos dentes e cárie. O acúmulo da placa bacteriana é a principal causa da gengivite e das cáries. Por isso, recomenda-se consultas ao dentista a cada 6 meses.

Imagem - Dra Wailda Marla, responsável técnica na CORE
Perguntas e respostas
FAZER LIMPEZA DÓI?
A limpeza dentária é um procedimento muito tranquilo e geralmente bem tolerado pelos pacientes. Geralmente os pacientes que mais relatam dor ou incômodo, são aqueles que têm tendência a sensibilidade dentária e ou apresentam inflamação gengival. Quando isso acontece, o dentista lança mal do anestésico local para promover mais conforto ao paciente.
CRIANÇAS PRECISAM FAZER LIMPEZA DENTÁRIA?
Não só precisam, como devem fazer a prevenção odontológica! As crianças possuem pouca destreza manual, esse é um dos motivos pelos quais não conseguem fazer a higienização correta dos dentes. Nesse caso, é de extrema importância os pais estarem sempre juntos no momento da escovação dentária e levar a criança para consultas semestrais afim de prevenir cáries e realizar o acompanhamento do desenvolvimento dentário.