top of page

Prótese dentária

     A prótese dentária é utilizada normalmente quando o paciente perde um dente por cárie, fratura ou doença periodontal. Tem a finalidade de restabelecer a harmonia do sorriso corrigindo a deficiência estética que a falta de dentes provoca, como também devolver a função mastigatória do paciente. As próteses são indicadas para indivíduos que perderam um, alguns ou todos os dentes.


       Muitos materiais são utilizados para confecção das próteses dentárias. Elas podem ser do tipo, próteses totais, parciais, coroa sobre dente, coroa sobre implante, prótese protocolo e ponte fixa. O tipo de prótese e o material escolhido vai depender da necessidade de cada paciente. Atualmente temos no mercado excelentes materiais que ajudam tanto em um resultado final funcional adequado e estética satisfatória.

Protese dentária (coroa) aplicada sobre implante.

Imagem - Coroa de porcelana sendo cimentada.

Perguntas e respostas

QUANTO CUSTA O PROCEDIMENTO DE PRÓTESE DENTÁRIA?

 

O valor depende da necessidade de cada paciente e é determinado a partir da avaliação do dentista em consultório. Alguns fatores importantes influenciam no custo do procedimento, tais como o tipo de material utilizado para confecção da prótese, quantidade de dentes substituídos, o tipo da prótese (prótese parcial fixa, prótese sobre implante, prótese total removível, prótese protocolo e prótese parcial removível).

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE PRÓTESES?

 

Prótese parcial fixa - também conhecidas como coroas e pontes. As coroas são indicadas nas situações em que o paciente perdeu parte do dente por cárie, fratura, restaurações muito extensas, por exemplo. O dente é preparado, e em algumas situações é necessário a colocação de pino intrarradicular para melhorar a resistência. Após essa preparação é feito um molde (cópia) da região e enviado para o laboratório de prótese que confeccionará a coroa em porcelana para em seguida a peça ser cimentada. As pontes fixas são indicadas nas situações em que o paciente perdeu um dente e não pode realizar cirurgia de implante. Nessa condição, prepara-se os dentes ao lado do espaço vazio que irão servir de pilares para a fixação da prótese.

 

Prótese sobre implante - é a melhor alternativa para quem perdeu um dente. Para realizar esse tipo de prótese é necessário a colocação de  implantes dentários, que são parafusos de titânio instalados diretamente sobre o osso da maxila ou mandíbula, e que funcionam como substitutos das raízes naturais dos dentes. A prótese será parafusada ou cimentada no implante, dando mais segurança e conforto ao paciente.

 

Prótese total removível - também conhecida como dentadura. Esse tipo de prótese substitui de um até todos os dentes. Nesse caso, a prótese é confeccionada em material acrílico com base na anatomia das arcadas, ficando apoiadas na mucosa. 

 

Prótese protocolo - é um tipo de prótese sobre implante para quem deseja substituir a “dentadura” removível por uma fixa (fixada por meio de parafusos nos implantes previamente instalados). Esse tipo de dispositivo devolve a qualidade mastigatória do paciente, segurança e conforto, sem que ele fique preocupado da prótese cair.

 

Prótese parcial removível - são próteses utilizadas quando o indivíduo possui alguns dentes que servirão de apoio para apoiar/encaixar a estrutura protética. Esse tipo de prótese são confeccionadas com grampos que abraçam os dentes.

 

Vídeo - Coroa de porcelana totalmente estética e muito semelhante ao dente natural

bottom of page